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Helicóptero Monoturbina Eurocopter EC130B4 – Ano – 2010 – 1.300 H.T.

Categoria: Helicóptero Turbina
REF: AV5082
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O Helicóptero Monoturbina Eurocopter EC130B4 é um helicóptero derivado do AS 350 B3, do qual usa muitos componentes, tais como a estrutura principal, conjuntos mecânicos, o rotor principal, o motor e os controles de comando. A principal diferença entre o EC 130 – construído na França – e AS 350 – construído na Alemanha – é que o EC 130 tem o rotor Fenestron ao invés do rotor de cauda convencional e suas pás giram no sentido contrário.

O helicóptero, homologado para voar com apenas um piloto, é equipado com controle coletivo convencional. Os equipamentos do painel foram configurados para reduzir a carga de trabalho do piloto através do VEMD – Vehicle and Engine Management Display, isto é, um display de gerenciamento do motor.  O EC 130 ainda conta com um sistema de aviso de proximidade do solo da Honeywell, integrado com um GPS Garmin 430 e um display digital que fornece a imagem tridimensional do terreno sobrevoado.

A cabine, com 2,05 m de largura é 25 centímetros mais larga do que o Esquilo AS 350. Este espaço extra permite a colocação de três bancos dianteiros, outra grande diferença do EC 130 em relação aos outros modelos da marca. O sistema de ar condicionado tem saídas de ar tanto na cabine quanto no compartimento de carga e sua unidade é instalada na cauda.

O EC 130 é equipado com uma turbina Turbomeca Arriel 2B1 e tem potência de 632 kW ou 847 cv. O motor é equipado com FADEC de duplo canal, com backup analógico. Os sistemas de voo contam com equipamentos duplicados. Assim, são dois computadores de voo, múltiplos sensores de motor, além de dois sistemas hidráulicos.

O trem de pouso do EC 130 B4 é maior do que nos outros modelos Esquilo, projetado de forma a estabilizar a extremidade traseira do helicóptero ao mesmo tempo em que cria um efeito de sustentação da aeronave.

O Helicóptero Monoturbina Eurocopter EC130B4 pode acomodar o piloto e mais 2 passageiros nos bancos dianteiros e mais 4 passageiros nos assentos traseiros. Tem autonomia de 640 km e velocidade de cruzeiro de 235 km/h.

Estas são as características que fazem do EC 130 B4 o melhor e mais avançado helicóptero mono turbina do mundo.

Para completar o conjunto de características que fazem do EC 130 B4 um helicóptero extremamente silencioso, estão também presentes o sistema de voo auxiliado pelo FADEC – Full Authority Digital Engine (or Eletronics) Control – ou Controle Digital de Comando Pleno do Motor e o rotor de velocidade variável controlada.

Configuração:

  • VEMD Dual Screen Display:
  • Full color LCD display
  • Fully duplex equipment
  • Self monitoring ato ne glance
  • First limitation indications (FLI) with aural warning
  • Mission parameters calculation
  • Engine cycle counting
  • Engine health monitoring
  • GarminGNS 430 Nav/Comm/GPS (Com 1)
  • King KX 165 A VHF Comm(Com 2)
  • GarminGTX 327 Transponder
  • AttitudeIndicator
  • Vertical Speed Indicator
  • King KCS 55A Horizontal Situation Indicator with KI 525 Indicator
  • Turn and Bank Indicator
  • Garmin GMA 340 ICS Audio Panel
  • 7-Place ICS with Headset Jack
  • RSG Integrated Flight Switch for Air Conditioner Settings P/N 130-00-031-HP
  • Kannad4 06 MHz ELT with RC200 Remote Switch

Equipamentos:

  • Chave Master (Standard)
  • VHF/VOR/LOC/GLIDE HONEYWELL KX 165 A (Standard)
  • VHF/VOR/LOC/GLIDE/GPS GARMIN GNS 430W (Standard)
  • ELT Kannad Artex
  • Transponder (modo C) GARMIN GTX 327 (Standard)
  • Codificador de altitude SHADIN 8800 T (Standard)
  • Giro Horizonte THALES H321 EHM
  • Giro – Compapasso HONEYWEEL KCS55A incluindo HSI HONEYWEEL KI 525° c/seletor de Chave para NAV1/NAV2 (Standard)
  • Indicador de Curva e Derrapagem – UI 9560
  • ICS GARMIN GMA 340 + Interfone de passageiros
  • Indicador de porta aberta (Alarme)
  • GPS Com Moving Map KMD 150
  • TAS 620 Avidyne (indicado no GNS 430)
  • 02 Fones Bose Aviation Série X

A aeronave acima é de terceiro e como tal sujeita a venda prévia e/ou alteração de preço. Dados fornecidos pelo proprietário, sujeitos a verificação.

Helicóptero Monoturbina Eurocopter EC130B4
Helicopter
Model: AIRBUS EC 130/H130
Year: 2010

Engine Takeoff Power: Turbomeca 847 shp • Arriel 2B1
Engine TBO Hours: 3000
Max Seats: 8

Engine Takeoff Power: Turbomeca 847 shp • Arriel 2B1
Engine TBO Hours: 3000
Max Seats: 8

Exterior

  • Altura Exterior: 10 pés 11 pol.
  • Envergadura: 35 pés 1 pol.
  • comprimento: 35 pés 0 pol.
  • Bagagem externa: 39 pés cúbicos

Interior

  • Altura da Cabine: 4 pés 2 pol.
  • Largura da Cabine: 6 pés 12 pol.
  • Comprimento da cabine: 7 pés 19 pol.
  • Volume Cabine: 65 pés cúbicos
  • Altura da porta: 3 pés 85 pol.
  • Largura da Porta: 3 pés 1 pol.

Ocupação

  • Equipe técnica: 1
  • Passageiros: 6

Pesos Operacionais

  • Peso Máx. T / O: 5351 Lb
  • Peso operacional: 3547 Lb
  • Peso vazio: 3036 Lb
  • Capacidade de combustível: 939 Lb
  • Carga útil com combustível completo: 865 Lb
  • Carga útil máxima: 1804 Lb

Alcance

  • Faixa normal de VFR: 280 nm
  • VFR Max Range: 280 nm
  • Teto de serviço: 15655 pés

atuação

  • Taxa de escalada: 1770 fpm
  • Velocidade máxima: 135 nós
  • Cruzeiro Econômico: 120 nós
  • Custo por hora: $ 767,67

Motores: 1

  • Motor Mfg: Turbomeca
  • Modelo de motor: Arriel 2B1

A aeronave acima é de terceiro e como tal sujeita a venda prévia e/ou alteração de preço. Dados fornecidos pelo proprietário, sujeitos a verificação.

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CategoriaHelicóptero Turbina
FabricanteAirbus Helicopters / Eurocopter / / Helibras
ModeloEC130B4
Ano2010
Horas Totais1.300
MotorTurbomeca 847SHP - Arriel 2B1
CombustívelJet A
Assentos7
CondiçãoUsado
REFAV5082
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