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Helicóptero Turbina Helibras EC130B4 – Ano 2012 – 1480 H.T.

Categoria: Helicóptero Turbina
REF: AV5303
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O Helicóptero Turbina Helibras EC130B4 é um helicóptero derivado do AS 350 B3, do qual usa muitos componentes, tais como a estrutura principal, conjuntos mecânicos, o rotor principal, o motor e os controles de comando. A principal diferença entre o EC 130 – construído na França – e AS 350 – construído na Alemanha – é que o EC 130 tem o rotor Fenestron ao invés do rotor de cauda convencional e suas pás giram no sentido contrário.

O helicóptero, homologado para voar com apenas um piloto, é equipado com controle coletivo convencional. Os equipamentos do painel foram configurados para reduzir a carga de trabalho do piloto através do VEMD – Vehicle and Engine Management Display, isto é, um display de gerenciamento do motor.  O EC 130 ainda conta com um sistema de aviso de proximidade do solo da Honeywell, integrado com um GPS Garmin 430 e um display digital que fornece a imagem tridimensional do terreno sobrevoado.

A cabine, com 2,05 m de largura é 25 centímetros mais larga do que o Esquilo AS 350. Este espaço extra permite a colocação de três bancos dianteiros, outra grande diferença do EC 130 em relação aos outros modelos da marca. O sistema de ar condicionado tem saídas de ar tanto na cabine quanto no compartimento de carga e sua unidade é instalada na cauda.

O EC 130 é equipado com uma turbina Turbomeca Arriel 2B1 e tem potência de 632 kW ou 847 cv. O motor é equipado com FADEC de duplo canal, com backup analógico. Os sistemas de voo contam com equipamentos duplicados. Assim, são dois computadores de voo, múltiplos sensores de motor, além de dois sistemas hidráulicos.

O trem de pouso do EC 130 B4 é maior do que nos outros modelos Esquilo, projetado de forma a estabilizar a extremidade traseira do helicóptero ao mesmo tempo em que cria um efeito de sustentação da aeronave.

O Monoturbina Eurocopter EC130B4 pode acomodar o piloto e mais 2 passageiros nos bancos dianteiros e mais 4 passageiros nos assentos traseiros. Tem autonomia de 640 km e velocidade de cruzeiro de 235 km/h.

Estas são as características que fazem do EC 130 B4 o melhor e mais avançado helicóptero mono turbina do mundo.

Para completar o conjunto de características que fazem do EC 130 B4 um helicóptero extremamente silencioso, estão também presentes o sistema de voo auxiliado pelo FADEC – Full Authority Digital Engine (or Eletronics) Control – ou Controle Digital de Comando Pleno do Motor e o rotor de velocidade variável controlada.

 

Equipamentos:

  • Triple engine control : one dual channel FADEC (Full Authority Digital Engine Control) unit plus a third independent and automatic back up channel
  • Optimized engine ratings according to outside operations conditions thanks to electronic governing system (FADEC)
  • Optimized engine monitoring through the VEMD, Automatic starting sequence

VEMD (Vehicle and Engine Multifunction Display)

  • Full colour LCD display
  • Fully duplex equipment
  • Self monitoring at one glance
  • First Limitation Indication (FLI) with aural warning
  • Mission parameters calculation
  • Engine cycle counting
  • Engine health monitoring
  • (VEMD ) providing the following information :
    First limitation indicators (FLI)
    torquemeter
    exhaust gas temperature (T4)
    gas generator tachometer (Ng, delta Ng)
    Engine oil temperature, pressure,
    Fuel quantity and fuel flow and estimated remaining time to fly
    Ammeter and voltmeter
    Outside air temperature

INSTRUMENTS

Instruments units : available in either metric or English units
1 airspeed indicator
1 altimeter
1 vertical speed indicator
1 LCD rotor and free turbine dual indicator
1 clock
1 warning panel
1 magnetic compass
1 heated pitot head
1 external side slip indicator
1 control box for light and electrical generation

1 LCD dual screen Vehicle and Engine Multifunction display
®
1 cockpit breaker panel

®  Enhanced usage monitoring functions

1 ICS connection to audio warning issued from VEMD

IGE/OGE performance calculations
engine cycle counting
engine power check
overlimits display

AVIONICS

  • 1 avionics master switch
  • 1 gyro-horizon
  • 1 gyro-compass with
  • 1 horizontal Situation Indicator
  • 1 turn and bank indicator
  • 1 VHF/VOR/LOC/GS
  • 1 VHF/VOR/LOC/GS/GPS
  • 1 transponder (mode A+C)
  • 1 altitude encoder
  • 1 Emergency Locator Transmitter (2 frequencies)
  • 1 ICS + passenger interphone

A aeronave acima é de terceiro e como tal sujeita a venda prévia e/ou alteração de preço. Dados fornecidos pelo proprietário, sujeitos a verificação.

Helicóptero Turbina Helibras EC130B4

Helicopter
Model: AIRBUS EC 130/H130
Year: 2012
Engine Takeoff Power: Turbomeca 847 shp • Arriel 2B1
Engine TBO Hours: 3000
Max Seats: 8

Exterior

  • Altura Exterior: 10 pés 11 pol.
  • Envergadura: 35 pés 1 pol.
  • comprimento: 35 pés 0 pol.
  • Bagagem externa: 39 pés cúbicos

Interior

  • Altura da Cabine: 4 pés 2 pol.
  • Largura da Cabine: 6 pés 12 pol.
  • Comprimento da cabine: 7 pés 19 pol.
  • Volume Cabine: 65 pés cúbicos
  • Altura da porta: 3 pés 85 pol.
  • Largura da Porta: 3 pés 1 pol.

Ocupação

  • Equipe técnica: 1
  • Passageiros: 6

Pesos Operacionais

  • Peso Máx. T / O: 5351 Lb
  • Peso operacional: 3547 Lb
  • Peso vazio: 3036 Lb
  • Capacidade de combustível: 939 Lb
  • Carga útil com combustível completo: 865 Lb
  • Carga útil máxima: 1804 Lb

Alcance

  • Faixa normal de VFR: 280 nm
  • VFR Max Range: 280 nm
  • Teto de serviço: 15655 pés

Atuação

  • Taxa de escalada: 1770 fpm
  • Velocidade máxima: 135 nós
  • Cruzeiro Econômico: 120 nós
  • Custo por hora: $ 767,67

Motores: 1

  • Motor Mfg: Turbomeca
  • Modelo de motor: Arriel 2B1

A aeronave acima é de terceiro e como tal sujeita a venda prévia e/ou alteração de preço. Dados fornecidos pelo proprietário, sujeitos a verificação.

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CategoriaHelicóptero Turbina
FabricanteAirbus Helicopters / Eurocopter / / Helibras
ModeloEC130B4
Ano2012
Horas Totais1480
MotorArriel 2B1
CombustívelJet A
Assentos7
CondiçãoUsado
REFAV5303
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